Captação de Recursos, Captadores de Recursos, Marketing Social
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CAPTAÇÃO DE RECURSOS



COMO A DEARO TRABALHA

Carro-chefe da empresa, o serviço de captação de recursos oferecido pela DEARO é resultado de 20 anos de experiência prática de sua fundadora, Fernanda Dearo e seus consultores especialistas.


Errando e acertando, Fernanda desenvolveu uma metodologia de trabalho própria, que é chamada de fórmula do sucesso na empresa. Em formato simples, a metodologia prevê antes de tudo, conhecimento profundo de mercado no processo e formatação adequada do projeto, no caso de projetos e planejamento da institutição, no caso de organizações.


A atividade de captação de recursos é primordial em diversos setores da economia, tendo maior destaque nos últimos anos nas áreas de esporte, cultura, meio ambiente e Terceiro Setor.


Está sendo descoberta nessa década pelas próprias empresas que entenderam que também podem receber patrocínio para seus projetos, festas, nova coleção de uniformes de funcionários, negogiações em PDV e outras formas que a DEARO cria e oferece.


Na captação de recursos através de projetos, é preciso observar a viabilidade do projeto e sua apresentação comercial ou técnica, e se existem recursos privados e/ou públicos, nacionais e/ou internacionais voltados ao tema. Sem uma justificativa paupável, por exemplo, um projeto social tem pequenas chances de captar recursos. Sem uma aprovação em lei de incentivo, um projeto cultural, no Brasil diminui suas chances de captação. Sem uma apresentação comercial adequada e um plano de cotas bem mapeado, mensurado de forma prudente, a captação pode estar comprometida.


Já na captação de recursos através de ações de marketing - plano de sustentabilidade financeira, governança - as ações devem ser planejadas anualmente com estratégias fortes e direcionadas para cada tipo de potencial investidor - pessoa física, empresa privada, equipamento governamental, fundações internacionais, levando em consideração o mercado a ser trabalhado e suas particularidades, bem como a natureza da organização e sua missão. TUDO influencia positiva ou negativamente a captação de recursos.


O fato é, que sem recursos, não existem bons projetos. E sem bons projetos, os recursos não são multiplicados. Haja vista que o problema não são recursos, o que mais se tem para projetos no Brasil e lá fora com foco no Brasil, é dinheiro buscando boa oportunidade de investimento. Acredite!


Com uma equipe profissionais formados pela própria empresa, a DEARO oferece os seguintes serviços em Captação de Recursos ao mercado:


1. Captação de Recursos PERSONALIZADA, para projetos já elaborados:


- equipe avalia em conjunto o projeto e analisa a apresentação, formato de cotas e contrapartidas, fontes de recursos aplicáveis e dá o parecer ao cliente. Nesse caso o projeto pode precisar de Re-elaboração e esse serviço tem custo à parte;


- estudamos o potencial do projeto e desenvolvemos a lista de potenciais patrocinadores;


- pesquisamos semanalmente editais em que o projeto possa ser escrito, solicitamos ao cliente aprovação da ação, inserimos o projetos nos editais, acompanhamos até a aprovação ou não;


- estabelecemos a estratégia de Captação de Recursos com a equipe e alinhamos junto ao cliente;


- fazemos contatos com potenciais exclusivamente para apresentar o projeto, visitamos pessalmente os possíveis parceiros e patrocinadores, negociamos até o fechamento, apresentamos o cliente e orientamos o trâmite de repasse;


- acompanhamos o investimento e damos garantia de contrapartida aos investidores.


- orientamos o cliente a fidelizar o investidor.


Emitimos relatórios mensais dos serviços e envolvemos o cliente.



A CAPTAÇÃO DE RECURSOS para Organizações do Terceiro Setor  e demais empreendimentos exige uma metodologia diferenciada, apoiada na idéia de que um departamento de captação de recursos é fundamental para a sustentabilidade da instituição. Dessa forma, a DEARO presta consultoria e assessoria nos seguintes serviços:


- Seleção, Recrutamento e Treinamento de captadores de Recursos;
- Implantação de departamento de captação de recursos;
- Treinamento e Acompanhamento dos captadores de recursos;
- Desenvolvimento de planejamento estratégico de captação de recursos/sustentabilidade financeira e marketing com foco em captação de recursos;
- Implantação do plano de ação de captação de recursos.


 

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CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA ONGs

Regras básicas para iniciar a captação de recursos na sua instituição:

1 - Entender que existe uma divisão de entrada e saída de recursos:

- RECURSOS PARA MANUTENÇÃO OPERACIONAL - CUSTOS FIXOS,
- RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS de acordo com objetivo social e missão.

As estratégias de captação de recursos para cada atividade são diferentes.

Impossível falar de captação de recursos sem falarmos de marketing.

Marketing é a atividade humana de satisfazer desejos e necessidades do cliente. (Philip Kotler)

Um conjunto de ferramentas que proporciona esta satisfação do cliente. Ferramentas estas, que se utilizadas de maneira direcionada, podem gerar outros títulos de marketing, como:

Marketing Direto (contato direto com o cliente, obtendo uma resposta imediata dele, exemplo de ferramenta: telemarketing)

Marketing Institucional (ferramentas, como propaganda ou promoção, ou outras, direcionadas para a imagem da empresa)

Marketing Social (ferramentas utilizadas para conscientizar, com objetivo de mudar o comportamento das pessoas para o bem da sociedade)

Marketing de Relacionamento (ferramentas utilizadas para garantir a fidelização contínua do cliente)

Marketing Pessoal (ferramentas utilizadas para que você atenda as necessidades ou desejos de quem pretende conquistar: um emprego, a confiança de um cliente, um namorado, etc)

E assim por diante com outros vários títulos de marketing.

Captar recursos é um conjunto de todos estes tipos de marketing juntamente com um trabalho de relações públicas que garante a carteira ideal de clientes para cada tipo de projeto, e a manutenção das doações e parcerias para o crescimento e sustentabilidade da organização.

Parceria é a grande palavra-chave para as negociações de captação de recursos. Na atualiadade, ninguém trabalha sozinho, tão pouco sabe tudo sozinho.

A necessidade de profissionalização e o avanço das tecnologias nos forçaram a sermos especializados em uma atividade ou área, do contrário, não somos vistos como referências.

Ser referência na área é um quesito fundamental para uma instituição conquistar parceiros. Ela precisa ser BOA no que se propõe. Estar entre as melhores e COMUNICAR isso através de ferramentas de marketing.

Todo investimento prevê O RETORNO.

Alertamos para que o Terceiro Setor acorde para essas mudanças, para essas exigências, onde o doador quer ser tratado como cliente, quer receber prestação de contas, quer visitar a instituição, quer facilidades para pagamentos, quer um site para verificar novidades, quer relatório de auditoria, quer adesivo para colar no carro, quer vestir a camisa literalmente, de forma séria e transparente, e confiando que seus recursos fazem parte de um EMPREENDIMENTO social.

A Captação de Recursos institucionais - despesas operacionais - depende de trabalho integral, ou seja, de um funcionário.

A Captação de Projetos específicos pode ser feita por uma empresa ou profissional autônomo.

Fernanda Dearo


 

O SETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS NA SUA INSTITUIÇÃO

 


Torne-se um Captador!

A DEARO oferece diversos cursos, palestras e treinamentos, voltados à captadores de recursos e profissionais interessados em ingressar nessa carreira, como elaboração de projetos e sustentabilidade financeira para ONGs. A novidade em julho é o curso de SELO SOCIAL, ferramenta estratégica utilizada para captação de recursos com empresas privadas em longo prazo.





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